Notícias PF

Conteúdo do agro no padrão Pinho Fazendas, com créditos no final e navegação interna.

Voltar

Mato Grosso se consolida como maior exportador brasileiro de carne bovina em 2025

Canal Rural 30/01/2026 16:07

Mato Grosso Se Consolida Maior — veja informações claras, passos práticos e orientações para tomar a melhor decisão com segurança.

Mato Grosso Se Consolida Maior: guia completo

Foto: Freepik Mato Grosso foi o estado com maior participação nas exportações brasileiras de carne bovina em 2025, respondendo por 23,1% de todo o volume embarcado pelo país. Ao longo do ano, foram exportadas cerca de 978,4 mil toneladas da proteína, destinadas a 92 países, consolidando o estado como principal player nacional no comércio internacional…

Foto: Freepik Mato Grosso foi o estado com maior participação nas exportações brasileiras de carne bovina em 2025, respondendo por 23,1% de todo o volume embarcado pelo país. Ao longo do ano, foram exportadas cerca de 978,4 mil toneladas da proteína, destinadas a 92 países, consolidando o estado como principal player nacional no comércio internacional do setor, informou em comunicado o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News! Na comparação entre os estados, Mato Grosso é seguido por São Paulo (com 833,8 mil t exportadas), Goiás (508,1 mil t), Mato Grosso do Sul (450,1 mil t) e Minas Gerais (324,6 mil t). Abate maior, mais valorização O desempenho foi impulsionado por um ano considerado histórico para a pecuária mato-grossense, segundo o Imac. Em 2025, o estado registrou o abate de 7,4 milhões de cabeças de gado, alcançando uma receita aproximada de US$ 4 bilhões com as exportações de carne bovina. O preço médio da tonelada ficou em torno de US$ 5,4 mil, refletindo a valorização do produto em mercados estratégicos. China segue como maior compradora Houve também mudanças no perfil dos principais destinos da carne produzida em Mato Grosso. A China manteve a liderança como maior compradora, concentrando 54,8% das importações. Na sequência aparecem a Rússia, com 6%, o Chile, com 4,85%, e os Estados Unidos, que responderam por 4,1% das compras da proteína mato-grossense ao longo do ano. “Embora a China continue sendo o principal destino, o crescimento de outros mercados…

Saiba mais sobre Mato Grosso Se Consolida Maior

Referência sobre Mato Grosso Se Consolida Maior

Créditos: Canal Rural.