Ovos Têm Menor Preço Médio: guia completo
Ovos têm menor preço médio de janeiro em seis anos Já a carne de frango perde espaço para suína e ganha frente à bovina Por Luna Amaro 30/01/2026 às 10:10 Foto: Rodarte/Agro em Campo Resumo da notícia Preços médios dos ovos atingiram o menor nível para janeiro desde 2020, com quedas de até 27% em termos reais na comparação anual, segundo levantamento do Cepea.Ovo branco extra e ovo vermelho em Bastos-SP registraram desvalorização real de até 25% e 27%, respectivamente, em relação a dezembro e ao ano anterior.Carne de frango perdeu competitividade para a suína, mas ganhou frente à bovina devido à desvalorização mais intensa da carne suína e leve alta da carne bovina em janeiro.Levantamento do Cepea mostra que os preços médios dos ovos caíram ao menor nível para janeiro desde 2020.
Em diversas regiões monitoradas, o Centro de Pesquisas identificou forte retração nas cotações ao longo do mês. Até o dia 28, as médias de janeiro ficaram até 17% abaixo das registradas em dezembro de 2025. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE Além disso, os valores ficaram até 27% menores que os de janeiro do ano passado, em termos reais. O Cepea deflacionou os dados pelo IGP-DI de dezembro de 2025.
Na região de Bastos, em São Paulo, o ovo branco tipo extra apresentou forte desvalorização. A cotação média foi de R$ 105,57 por caixa com 30 dúzias, retirada na granja. Esse valor representou queda real de 12% frente a dezembro e de 24,8% no comparativo anual.
Rio Grande do Sul projeta safra recorde de uva para 2025/2026 Produção paulista de tilápia cresce 4% e alcança 54 mil toneladas em 2025 Para o ovo vermelho negociado na mesma praça, o preço médio também recuou de forma expressiva. O produto foi cotado a R$ 118,76 por caixa, com redução de 11% no mês. Na comparação anual, a queda real chegou a 27,3%.
Segundo o Cepea, ambas as médias são as menores para janeiro em seis anos. Carne de frango perde espaço para suína e ganha frente à bovina Em janeiro, a carne de frango perdeu competitividade frente à suína, aponta levantamento do Cepea. Por outro lado, a proteína avícola ganhou competitividade em relação à carne bovina. O Centro de Pesquisas analisou os preços no atacado da Grande São Paulo.
Segundo os pesquisadores, a carne suína se desvalorizou de forma mais intensa que a de frango. Enquanto isso, a carne bovina registrou leve valorização no período. Esse movimento, porém, não foi uniforme ao longo do mês. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE O Cepea explica que a queda nos preços do frango e do suíno é comum no início do ano. Nesse período, a demanda interna enfraquece e amplia a oferta no mercado.
Para a carne bovina, as altas até meados de janeiro elevaram a média mensal. Contudo, desde a última semana, o ritmo de negócios diminuiu no atacado.
Leia Também:Preços de carne de frango caem em maio devido à demanda enfraquecidaConheça o Mercado Central de Teresina, berço da cidade planejadaExportações de carne de MT crescem 67% com força no mercado chinês Mais Lidas Só muda o tamanho: onças-pintadas miam como gatos no Parque do Iguaçu Ilha da Trindade: vegetação cresce 1.400% após remoção de cabras invasoras Casca de jabuticaba e óleo de pequi protegem probióticos em alimentos ácidos Búfala Catarina se torna fenômeno nas redes sociais Queijo da Canastra é produzido “debaixo de floresta” Últimas notícias Fungicidas agrícolas ameaçam eficácia de tratamentos contra infecções fúngicas graves Anvisa proíbe venda de suplementos.
Saiba quais e como proceder Maior reserva ambiental do Piauí protege 560 hectares de Caatinga Operação apreende bebidas artesanais ilegais Ovos têm menor preço médio de janeiro em seis anos
