Notícias PF

Conteúdo do agro no padrão Pinho Fazendas, com créditos no final e navegação interna.

Voltar

Ovos têm menor preço médio de janeiro em seis anos

Agro em Campo (IG) 30/01/2026 13:10

Ovos Têm Menor Preço Médio: guia completo

Ovos têm menor preço médio de janeiro em seis anos Já a carne de frango perde espaço para suína e ganha frente à bovina Por Luna Amaro 30/01/2026 às 10:10 Foto: Rodarte/Agro em Campo Resumo da notícia Preços médios dos ovos atingiram o menor nível para janeiro desde 2020, com quedas de até 27% em termos reais na comparação anual, segundo levantamento do Cepea.Ovo branco extra e ovo vermelho em Bastos-SP registraram desvalorização real de até 25% e 27%, respectivamente, em relação a dezembro e ao ano anterior.Carne de frango perdeu competitividade para a suína, mas ganhou frente à bovina devido à desvalorização mais intensa da carne suína e leve alta da carne bovina em janeiro.Levantamento do Cepea mostra que os preços médios dos ovos caíram ao menor nível para janeiro desde 2020.

Em diversas regiões monitoradas, o Centro de Pesquisas identificou forte retração nas cotações ao longo do mês. Até o dia 28, as médias de janeiro ficaram até 17% abaixo das registradas em dezembro de 2025. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE Além disso, os valores ficaram até 27% menores que os de janeiro do ano passado, em termos reais. O Cepea deflacionou os dados pelo IGP-DI de dezembro de 2025.

Na região de Bastos, em São Paulo, o ovo branco tipo extra apresentou forte desvalorização. A cotação média foi de R$ 105,57 por caixa com 30 dúzias, retirada na granja. Esse valor representou queda real de 12% frente a dezembro e de 24,8% no comparativo anual.

Rio Grande do Sul projeta safra recorde de uva para 2025/2026 Produção paulista de tilápia cresce 4% e alcança 54 mil toneladas em 2025 Para o ovo vermelho negociado na mesma praça, o preço médio também recuou de forma expressiva. O produto foi cotado a R$ 118,76 por caixa, com redução de 11% no mês. Na comparação anual, a queda real chegou a 27,3%.

Segundo o Cepea, ambas as médias são as menores para janeiro em seis anos. Carne de frango perde espaço para suína e ganha frente à bovina Em janeiro, a carne de frango perdeu competitividade frente à suína, aponta levantamento do Cepea. Por outro lado, a proteína avícola ganhou competitividade em relação à carne bovina. O Centro de Pesquisas analisou os preços no atacado da Grande São Paulo.

Segundo os pesquisadores, a carne suína se desvalorizou de forma mais intensa que a de frango. Enquanto isso, a carne bovina registrou leve valorização no período. Esse movimento, porém, não foi uniforme ao longo do mês. CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE O Cepea explica que a queda nos preços do frango e do suíno é comum no início do ano. Nesse período, a demanda interna enfraquece e amplia a oferta no mercado.

Para a carne bovina, as altas até meados de janeiro elevaram a média mensal. Contudo, desde a última semana, o ritmo de negócios diminuiu no atacado.

Leia Também:Preços de carne de frango caem em maio devido à demanda enfraquecidaConheça o Mercado Central de Teresina, berço da cidade planejadaExportações de carne de MT crescem 67% com força no mercado chinês     Mais Lidas Só muda o tamanho: onças-pintadas miam como gatos no Parque do Iguaçu Ilha da Trindade: vegetação cresce 1.400% após remoção de cabras invasoras Casca de jabuticaba e óleo de pequi protegem probióticos em alimentos ácidos Búfala Catarina se torna fenômeno nas redes sociais Queijo da Canastra é produzido “debaixo de floresta” Últimas notícias Fungicidas agrícolas ameaçam eficácia de tratamentos contra infecções fúngicas graves Anvisa proíbe venda de suplementos.

Saiba quais e como proceder Maior reserva ambiental do Piauí protege 560 hectares de Caatinga Operação apreende bebidas artesanais ilegais Ovos têm menor preço médio de janeiro em seis anos

Saiba mais sobre Ovos Têm Menor Preço Médio

Referência sobre Ovos Têm Menor Preço Médio

Créditos: Agro em Campo (IG).