Mato Grosso Responde 23 Vendas — veja informações claras, passos práticos e orientações para tomar a melhor decisão com segurança.
Mato Grosso Responde 23 Vendas: guia completo
Foto: Reprodução/Freepik Com cerca de 978,4 mil toneladas embarcadas ao longo de 2025, Mato Grosso assumiu a liderança nas exportações brasileiras de carne bovina e passou a concentrar 23,1% de todo o volume vendido pelo país ao mercado internacional. A produção mato-grossense chegou a 92 destinos, consolidando o estado como principal referência nacional no setor….
Foto: Reprodução/Freepik Com cerca de 978,4 mil toneladas embarcadas ao longo de 2025, Mato Grosso assumiu a liderança nas exportações brasileiras de carne bovina e passou a concentrar 23,1% de todo o volume vendido pelo país ao mercado internacional. A produção mato-grossense chegou a 92 destinos, consolidando o estado como principal referência nacional no setor. O desempenho colocou Mato Grosso à frente de tradicionais exportadores. São Paulo terminou o ano na segunda posição, com 833,8 mil toneladas exportadas. Goiás aparece em seguida, com 508,1 mil toneladas, seguido por Mato Grosso do Sul com 450,1 mil toneladas e Minas Gerais com 324,6 mil toneladas. Mais do que volume, conforme o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade, o avanço está ligado a uma transformação na cadeia produtiva. “Mato Grosso avançou muito em eficiência produtiva, sanidade e organização da cadeia. Temos investido também na participação em feiras e eventos internacionais para divulgar a carne mato-grossense e que o estado está preparado para atender os mercados mais exigentes tanto em quantidade quanto em qualidade”, afirma. Esse cenário foi impulsionado por um ano considerado histórico no campo. Em 2025, o Mato Grosso registrou o abate de 7,4 milhões de cabeças de gado, movimento que resultou em uma receita aproximada de US$ 4 bilhões com as exportações de carne bovina. O valor médio da tonelada ficou em torno de US$ 5,4 mil, indicando maior valorização do produto em mercados estratégicos. Diversificação reduz dependência A China permaneceu como principal destino da carne bovina mato-grossense, absorvendo 54,8% de todo o volume…
