Notícias PF

Conteúdo do agro no padrão Pinho Fazendas, com créditos no final e navegação interna.

Voltar

Período para transplantio do tomate começa nesta semana; confira calendário

Agro MT 29/01/2026 22:47

Período Transplantio Tomate Começa Nesta — veja informações claras, passos práticos e orientações para tomar a melhor decisão com segurança.

Período Transplantio Tomate Começa Nesta: guia completo

BusinessPeríodo para transplantio do tomate começa nesta semana; confira calendário Published 7 horas agoon janeiro 29, 2026By agro.mt Share Tweet Foto: PixabayA Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informa que, a partir deste domingo (1º), está autorizado o transplantio de tomate em Goiás, estado que lidera a produção nacional.A medida instituiu ações para o controle da mosca-branca (Bemisia tabaci) e do geminivírus no estado.

O prazo final para o transplantio vai até 30 de junho de 2026.Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o cumprimento das medidas fitossanitárias é fundamental para manter a produtividade e a competitividade do segmento.“Para que Goiás continue crescendo na produção de tomate, é essencial que os produtores cumpram as medidas fitossanitárias previstas para a cultura.

Elas fazem parte do Manejo Integrado de Pragas e auxiliam no controle da mosca-branca, que hoje é a principal praga da cultura no estado”, destaca.Tutorado e rasteiroNo caso do tomate rasteiro, o calendário autoriza o transplantio em todos os 246 municípios goianos.

Já o tomate tutorado segue o mesmo período, de 1º de fevereiro a 30 de junho, mas apenas nos municípios de Morrinhos, Itaberaí, Turvânia, Cristalina, Luziânia, Silvânia, Orizona, Vianópolis, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e Goianésia.Morrinhos possui duas microrregiões geográficas, Sul e Norte, com períodos definidos de plantio e transplantio de tomate tutorado e rasteiro.Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, o calendário de plantio e transplantio tem papel estratégico na redução da disseminação de pragas e doenças.“O objetivo é reduzir a população de mosca-branca, principalmente aquela associada à cultura do tomate, que possui maior capacidade de transmissão das geminiviroses.

Respeitando o calendário oficial, diminuímos a fonte de inóculo para os plantios subsequentes”, explica.“O respeito ao calendário oficial proporciona benefícios ao produtor e ao meio ambiente, como a redução do custo de produção, a menor exposição do trabalhador rural a agentes químicos, a diminuição do uso de agrotóxicos e o menor impacto ambiental”, completa Macedo.Cadastro de lavourasO calendário de manejo do tomate em Goiás também estabelece a obrigatoriedade do cadastro das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).

O registro deve ser realizado até 15 dias após o início do transplantio, e deve ser feito pelo proprietário, arrendatário ou ocupante, a qualquer título, de lavouras de tomate rasteiro ou tutorado.A coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Tomate, Heloisa Rocha, explica que para efeito de cadastro será considerada lavoura de tomate a área contínua transplantada em um intervalo máximo de 15 dias, critério que deve ser observado no momento do cadastro.“Além do cadastro da lavoura, vale ressaltar a obrigatoriedade da eliminação dos restos culturais de tomate até 10 dias após a colheita de cada talhão e a destruição de plantas voluntárias de tomate imediatamente após o surgimento.

Essas são ações substanciais no controle e prevenção da mosca-branca”, reforça.O post Período para transplantio do tomate começa nesta semana; confira calendário apareceu primeiro em Canal Rural.

Related Topics: Don't MissBrasil abre novos mercados agrícolas na Malásia e em Mianmar Continue Reading You may likeBusinessBrasil abre novos mercados agrícolas na Malásia e em Mianmar Published 8 horas agoon janeiro 29, 2026By agro.mt Foto: Divulgação MapaO Brasil passará a exportar novos produtos agropecuários para dois países asiáticos: Malásia e Mianmar, divulgou nesta quinta-feira (29) o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).Na Malásia, país com cerca de 35,5 milhões de habitantes, a autorização é para farinha processada e óleo de aves, subprodutos transformados em insumos para nutrição animal.Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!Em 2025, o Brasil vendeu ao país quase US$ 1,2 bilhão em produtos agropecuários, com destaque para cereais, farinhas e preparações, produtos do complexo sucroalcooleiro, fibras e produtos têxteis.Já para Mianmar, com população estimada em 54,5 milhões, serão exportados amendoim, gergelim, castanha-do-brasil, castanha de baru e mudas de café.Os novos itens devem expandir a relação comercial entre as duas nações, visto que, em 2025, o país importou somente US$ 38 milhões em produtos agropecuários brasileiros.O post Brasil abre novos mercados agrícolas na Malásia e em Mianmar apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue ReadingBusinessHaddad diz que ainda não sabe estimar impacto da safra no PIB Published 9 horas agoon janeiro 29, 2026By agro.mt Foto: Agência BrasilO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (29) que a safra de 2026 virá boa, mas que ele não sabe estimar se boa o suficiente para impactar no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Ele conversou com jornalistas ao chegar à pasta perto do fim da manhã de hoje.“Eu acredito que a safra vai vir bem. Eu não sei o quão bem ela virá para impactar crescimento.

Porque, às vezes, se você repetir um bom resultado, você não garante – estatisticamente – o crescimento”, disse o ministro da Fazenda.Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!Haddad afirmou, entretanto, que o agronegócio seguirá ajudando no controle de preços do país.“O agro vai continuar colaborando, na minha opinião, com o controle de preços.

Você tem uma oferta muito boa. Se não tiver uma intercorrência muito forte e não está no nosso radar nesse momento, pode acontecer, tudo indica que a safra vai continuar ajudando a controlar preços de alimentos e a inflação”, completou.O post Haddad diz que ainda não sabe estimar impacto da safra no PIB apareceu primeiro em Canal Rural. Continue ReadingBusinessTem estado plantando soja? Tem sim!

E quem ainda não plantou também Published 10 horas agoon janeiro 29, 2026By agro.mt Foto: Alcione Nicoletti/ Alto Alegre (RR)O calendário da soja no Brasil segue em ritmos distintos entre os estados. Enquanto algumas regiões já avançam no plantio da safra, outras ainda mantêm restrições sanitárias no campo.

É o caso de Roraima, onde o vazio sanitário da soja está em vigor desde 19 de dezembro e segue até 18 de março, totalizando 90 dias de suspensão da cultura.A medida foi instituída pelo Governo de Roraima por meio da Portaria nº 821 da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), em conformidade com as normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A ação integra o Programa de Controle da Ferrugem Asiática e tem como objetivo interromper o ciclo do fungo Phakopsora pachyrhizi, principal ameaça fitossanitária da soja no país.Durante o período do vazio sanitário, é proibido plantar, cultivar ou manter plantas vivas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento.

A eliminação de plantas voluntárias é de responsabilidade do produtor rural, já que mesmo uma única planta pode servir de hospedeira para o fungo e comprometer o controle da doença.Com o fim do vazio sanitário, os produtores de Roraima estarão autorizados a iniciar a semeadura da safra 2025/26 a partir de 19 de março, com prazo final em 26 de junho.

Segundo o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, esse é o período oficial de plantio da cultura no Estado.A ferrugem asiática está presente no Brasil desde 2001 e foi detectada oficialmente em Roraima em 2021, no município de Alto Alegre.

Desde então, o Estado mantém vigilância permanente, com ações de monitoramento realizadas em parceria entre técnicos da Aderr e produtores rurais.Plantio no BrasilEnquanto isso, em outras regiões, o cenário é diferente. Parte do Brasil segue no andamento dos trabalhos, enquanto, no total, a semeadura chegou a 99,1%.

Piauí e Santa Catarina atingiram 99% da área plantada, conforme dados da Conab.Enquanto isso, o Rio Grande do Sul alcança 98%, enquanto no Maranhão o plantio da soja chega a cerca de 83% da área prevista, refletindo a diversidade de calendários agrícolas e estratégias sanitárias adotadas no país.O post Tem estado plantando soja? Tem sim! E quem ainda não plantou também apareceu primeiro em Canal Rural.

Continue Reading Advertisement LatestTrendingVideos Sustentabilidade4 horas agoSoja/RS: Estima-se que 42% das lavouras estejam em fase vegetativa, 46% em floração e 12% em enchimento de grãos – MAIS SOJA Sustentabilidade5 horas agoMilho/RS: A colheita avança de forma gradual (28%), e as produtividades variam amplamente em função da distribuição espacial das chuvas – MAIS SOJA Sustentabilidade6 horas agoCom inadimplência recorde no campo, crédito rural torna-se teste de engenharia financeira – MAIS SOJA Business7 horas agoPeríodo para transplantio do tomate começa nesta semana; confira calendário Sustentabilidade7 horas agoBoletim do Deral aponta que safra 2026 ganha volume e consolida cenário positivo no Paraná – MAIS SOJA Featured6 meses agoCorpo de Bombeiros combate 12 incêndios florestais nesta sexta-feira (15) Featured6 meses agoRebanho bovino de Mato Grosso conta com 32,1 milhões de cabeças Featured6 meses agoVÍDEO: ônibus despenca em ribanceira e deixa cerca de 16 feridos na BR-364 em MT Featured6 meses agoComo o comportamento do fogo se modificou ao longo dos anos nos biomas Featured6 meses agoOperação da PF e Exército mira oficinas mecânicas que escondiam máquinas usadas em garimpo ilegal em terra indígena de MT Agro Mato Grosso2 semanas agoFOTO: arara ameaçada de extinção é morta pela maior águia do mundo em MT Agro Mato Grosso3 semanas agoVÍDEO: policial registra sucuri enrolada em bezerro e desvenda mistério de desaparecimento de animais em MT Featured2 meses agoVÍDEO: família de ariranhas é flagrada em ‘mudança’ no Pantanal de MT Featured2 meses agoVÍDEO: onça-pintada é flagrada correndo na estrada e quase é atropelada em MT Featured3 meses agoSucuri se enrola no focinho de onça-pintada durante batalha no Pantanal de MT; imagens Agro MT Business13 horas agoPraga silenciosa abre porta para doenças fúngicas e ameaça a soja em MT Sustentabilidade16 horas agoÉ amanhã: a Abertura da Colheita da Soja dá largada nas máquinas em campo nesta sexta-feira!

Sustentabilidade15 horas agoPeríodo crítico da soja entendendo para manejar – MAIS SOJA Sustentabilidade16 horas agoProdutor rural encerrou 2025 recebendo menos do que no início do ano – MAIS SOJA Agro Mato Grosso13 horas agoMato Grosso consolida US$ 30,1 bilhões em exportações e é o 4º maior do Brasil Business12 horas agoSafra recorde nos EUA traz viés negativo aos preços do milho Featured15 horas agoMato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador brasileiro e valores chegam a US$ 30 bilhões Sustentabilidade15 horas agoProdutores de soja de MT devem obrigatoriamente cadastrar áreas de cultivo no Indea; saiba prazo Copyright © 2025 agro.mt

Saiba mais sobre Período Transplantio Tomate Começa Nesta

Referência sobre Período Transplantio Tomate Começa Nesta

Créditos: Agro MT.