Notícias PF

Conteúdo do agro no padrão Pinho Fazendas, com créditos no final e navegação interna.

Voltar

Setor produtivo propõe criação de Grupo de Trabalho com a Sema-MT para solucionar problemas com o CAR 2.0

Fórum Agro MT 27/06/2025 13:59

Sistema apresentou erros e reunião entre Fórum Agro MT, FPA-MT com participação da secretária Gestão Ambiental encaminhou criação de GT A versão 2.0 do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que veio com objetivo de agilizar o processo de validação ambiental dos imóveis rurais tem apresentado inconsistências e preocupa o setor produtivo.

Com objetivo de sanar essas questões, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT) e o Fórum Agro MT se reuniram com secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, onde técnicos do setor produtivo apresentaram possíveis falhas apresentadas pela ferramenta.  Durante o encontro, o deputado estadual Chico Guarnieri propôs a criação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos do setor produtivo e por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para solucionar questões operacionais do sistema.  “Essa questão do CAR é algo que precisamos resolver urgente aqui em nosso estado, foram encontradas muitas divergências e inconsistências no sistema, o produtor fica preocupado principalmente com o tempo e o retrabalho, que podem aumentar os custos para o produtor, que mais uma vez repito, não pode ser penalizado por isso”.  Segundo informações passadas por técnicos do setor produtivo, algumas falhas no CAR 2.0 incluem o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, criado em 2023 após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).  “Isso é preocupante, nos passaram que inclusive alguns CARs que já estavam aprovados e consolidados estavam apresentando algum tipo de pendência.

Esse é apenas um dos problemas que nos foram apresentados, como também o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, que também é grave”, explicou o coordenador da FPA-MT e deputado estadual Dilmar Dal Bosco.  A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto reconheceu que pode ter ocorrido falhas no sistema, e ressaltou a importância do diálogo aberto com os produtores para solucionar os problemas.

“São mais de 160 mil imóveis, o sistema pode apresentar erros, mas assim que detectados serão corrigidos de forma rápida.

O objetivo do CAR 2.0 não é ser um entrave, muito pelo contrário, queremos dar celeridade na validação dos cadastros para que o produtor possa fazer seu trabalho sem impedimentos e dentro da legalidade”, pontuou.  O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tannure Filho comemorou os avanços na discussão e revelou preocupação com a demora no processo, que pode afetar o acesso ao crédito para financiar a próxima safra.  “Fico feliz que conseguimos evoluir na questão do CAR, mas o que preocupa é que esse impasse na validação dos cadastros possa virar um impeditivo para o produtor acessar crédito para financiar sua produção.

Estamos próximos de iniciar um novo ano agrícola, e a questão financeira pode causar prejuízos enormes não só para o produtor, como para a economia do estado”.  Já o diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno destacou a importância do bom relacionamento entre setor produtivo e Governo do Estado. “Saímos satisfeitos com os encaminhamentos da reunião. O diálogo é fundamental.

A Secretaria entendeu isso e prontamente se colocou à disposição para resolver os problemas e participar do Grupo de Trabalho. A meu ver foi um encontro muito produtivo e que deve ajudar a resolver os problemas relacionados ao CAR 2.0”. 

Créditos: Fórum Agro MT.