Notícias PF

Conteúdo do agro no padrão Pinho Fazendas, com créditos no final e navegação interna.

Voltar

PEQUENOS NEGÓCIOS: Planejamento, gestão e capacitação fortalecem empreendimentos

Mato Grosso Econômico 29/01/2026 18:29

Pequenos Negócios Planejamento Gestão Capacitação — veja informações claras, passos práticos e orientações para tomar a melhor decisão com segurança.

Pequenos Negócios Planejamento Gestão Capacitação: guia completo

MT Econômico > Economia e Mercado > PEQUENOS NEGÓCIOS: Planejamento, gestão e capacitação fortalecem empreendimentosEconomia e MercadoPEQUENOS NEGÓCIOS: Planejamento, gestão e capacitação fortalecem empreendimentos Promoções planejadas, organização financeira e busca por crédito orientado podem ajudar micro e pequenas empresas aumentar competitividade nesse 2026 Redação MT Econômico Publicado 29 de janeiro de 2026 Compartilhe 5 minutos de leitura Foto: Sebrae MT Compartilhe O início do ano representa uma oportunidade estratégica para que os pequenos negócios revisem processos, ajustem o planejamento e adotem ações capazes de melhorar o desempenho do negócio ao longo dos meses.

Neste contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) orienta os empreendedores a combinarem planejamento comercial, organização financeira e capacitação contínua como pilares para uma gestão mais eficiente e sustentável.Uma das principais recomendações é o planejamento de promoções voltadas ao giro de estoque.

Campanhas bem estruturadas, com descontos calculados de forma estratégica, permitem movimentar produtos sem comprometer a margem de lucro.

Ações como queima de estoque, saldo de início de ano ou a criação de kits promocionais contribuem para reduzir a quantidade de produtos parados ou sazonais, diminuir perdas e melhorar o fluxo de caixa da empresa.O analista Técnico do Sebrae Mato Grosso, Fábio Apolinário, destaca que o início do ano é o momento ideal para “arrumar a casa”, começando por uma análise profunda da saúde do negócio.“O primeiro passo é realizar um diagnóstico preciso do problema financeiro da empresa.

Somente ao identificar a raiz das dificuldades é possível traçar metas assertivas para alavancar os resultados. O foco deve ser uma gestão que permita reduzir custos operacionais, aumentar a margem de lucro e, principalmente, estruturar um plano consistente para a reduzir o endividamento”, orienta o especialista.A revisão e atualização do planejamento do negócio também integram esse processo.

Definir indicadores de desempenho para acompanhamento mensal, realizar análises de mercado e compreender o perfil dos clientes são ações que ajudam a ajustar o posicionamento da empresa.

A elaboração ou revisão do plano de ação anual, com priorização das iniciativas mais urgentes em cada área, contribui para uma gestão mais focada e eficiente.Para apoiar os empresários nessas etapas, o Sebrae/MT oferece orientação especializada, cursos, oficinas e consultorias voltadas a empreendedores de todos os portes.

Buscar esse apoio no início do ano possibilita a atualização de conhecimentos sobre gestão, reformas tributárias, presença digital e outros temas estratégicos, além de auxiliar na implementação de melhorias, na identificação de desperdícios e nas oportunidades de crescimento.MAIOR BUSCA POR ACESSO A CRÉDITO – O primeiro trimestre também costuma intensificar a procura dos pequenos empresários por crédito financeiro, seja para reorganizar o caixa, investir no negócio ou renegociar dívidas.

Para apoiar esse movimento de forma orientada e segura, o Sebrae/MT atua por meio dos programas “Acredita” e “Acredita Delas”, que oferecem orientação técnica e facilitam o acesso a instituições financeiras parceiras.O “Acredita” é voltado a empresários que precisam de crédito para investir ou reestruturar a empresa, com foco na organização financeira e na tomada de decisões mais conscientes.

Já o “Acredita Delas” atende as empreendedoras e possibilita operações com aval de até 100%, além de oferecer acompanhamento em gestão, contribuindo para ampliar o acesso ao crédito e fortalecer os negócios liderados por mulheres.A empresária Rosimary Vicentine, que atua no ramo de alimentação saudável em Barra do Garças, afirma que conheceu o programa após ser atendida em consultorias do Sebrae/MT.

Ela conta que desejava expandir seu negócio para além da lanchonete e abrir uma empresa no ramo de marmitaria.“Fui até a Feira do Empreendedor buscar novas ideias e voltei com os planos para dar início a este empreendimento. Busquei o Sebrae/MT aqui na cidade e, com toda a orientação, segui cada passo para conseguir acesso a este crédito.

Hoje, já comprei os equipamentos e estou na fase final de adaptação do espaço para iniciar as atividades”, comentou.Rosimary ainda ressalta que o programa é uma ótima oportunidade para quem está no caminho do empreendedorismo, pois os juros são acessíveis e não há muitas restrições.

“Sempre que tenho oportunidade, divulgo o programa para outros empresários e amigos que conheço”.O analista Fábio Apolinário destaca que o acompanhamento técnico reduz riscos e aumenta a efetividade do uso do recurso. “O papel do Sebrae é ajudar o empresário a transformar o crédito em resultado.

Com orientação, é possível alinhar o financiamento às metas do negócio, evitar o endividamento desnecessário e garantir a aplicação do recurso de forma estratégica, especialmente no início do ano, quando as decisões definem o ritmo da empresa nos meses seguintes”, conclui.Entre no GRUPO DO WHATSAPP e acompanhe notícias relevantes sobre Economia, Política e Desenvolvimento Tags:acesso ao créditocompetitividadeeconomiamicro e pequenas empresaspequenos negóciossebrae mt Compartilhe este artigo Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copiar link Imprimir Artigo anterior Movimentação da soja e estoques sustentam preços do frete em Mato Grosso Próximo artigo Opinião: Junto com as chuvas vêm os raios, belos e perigosos!

Economia e Mercado Opinião: Junto com as chuvas vêm os raios, belos e perigosos! IA, ouro e dólar: a tríade que pode redefinir os investimentos em 2026 Liquidação do Will Bank: Como agir? Direitos? É possível ir à Justiça? Consumo nos lares cresce 3,68% em 2025, aponta Abras

Saiba mais sobre Pequenos Negócios Planejamento Gestão Capacitação

Referência sobre Pequenos Negócios Planejamento Gestão Capacitação

Créditos: Mato Grosso Econômico.